Translate

domingo, 6 de março de 2016

O criador Vivaldi: isto é arte


Do sítio do Dornelles - para fins de crédito devido.

O Presto de Vivaldi cá fala-nos de um verão prestes a uma tempestade. Uma completa soma de sentimentos e condições supremas de quando as gotas começam a cair uma a uma. Aqui a arte derrama-se por sobre cada nota. 

Em primeiro lugar vem o verão e sua condição de paragem. Logo após o calor significado por notas cheias dá lugar a uma profusão de notas rápidas, semitons e outros elementos que identificam-se ou podem identificar-se como gotas a cair sorrateiramente a ensopar aos poucos o chão ressequido. Após uma gota vir após a outra, depois vem a tempestade com um duelo fabuloso de violinos que dão a sensação de música a ecoar a chuva torrencial que cai na virtuosidade de Vivaldi. 
Ah, leitores meus, como não iria falar-lhes que ao vislumbrar a arte eu tomo como elemento este tipo de figura. Vivaldi não foi só um génio a compor uma elegia às estações da natureza, mas alguém que soube como ninguém criar a natureza pela música. 

Vós, por um acaso, estais a sentir as gotas a cair por sobre o teu fato? E a senhora não molha-te as vestes tal catarse da própria natureza? Criar é isto! Um acto soberano que evanesce ou é entoado por tempos e viceja em cabeça do artista. Decai sobre as notas e torna a clássica visão do artístico como a de uma jovem rapariga a cantar em bosques chuvosos. O legítimo legado, em verdade, deste engenhoso condensador de sons é o de formar em nossa mente a construção de uma situação. Eu emociono-me. Tenho meu pathos atiçado e erigido por sobre esta gama imortal de sensações sinestésicas. Mexe-me. Toca-me. Sinto, deveras, a tudo que a música diz. Aqui está a minha verdadeira condição de existéncia: sentir. E a Vivaldi coube fazer com que algo faça em mim alguma diferença. 

Deixo-vos com vossas sensações em efervescência e que vós tomais as lições do compositor e criador italiano como máxima: a arte cria a vida e não a imita. 


Eustáquio Silva (06/03/2016)

Sem comentários:

Enviar um comentário